9 de fevereiro de 2013

Supertempestade solar pode atingir a Terra

EPA / Divulgação
Cientistas só deverão saber se a
 tempestade irá acontecer 30 minutos antes
Uma tempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento, alerta a Academia Real de Engenharia do Reino Unido. O anúncio tem causado preocupação em todo o mundo, principalmente porque os cientistas só deverão saber se ela realmente chegará próximo do planeta 30 minutos antes de acontecer. 

Conforme o jornal britânico Daily Mail, o fenômeno deve derrubar importantes sistemas de comunicações, como satélites, linhas de alta tensão, GPS e telefones celulares. Estudiosos afirmam que supertempestades podem ocorrer a cada 200 anos. 

A última foi registrada em 1859. Na ocasião, postos de telégrafo pegaram fogo e as redes tiveram grandes interrupções. Os cientistas pedem que os governos se preparem para o fenômeno. 

Em entrevista para a Info Online, a astrofísica e presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, Adriana Valio, afirma que essas tempestades não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. Apenas os astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.


Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário