24 de outubro de 2011

Rússia pretende ser o primeiro país a enviar um cosmonauta para vasculhar os túneis subterrâneos da Lua



Recentemente foi descoberto que existe uma grande rede de túneis subterrâneos na Lua, o que está despertando interesse da Rússia.

Em 2008 a sonda japonesa Kaguya mostrou que existem cavernas com vários metros de profundidade no
nosso satélite. Após saber deste fato, a NASA virou seu poderoso satélite com tecnologia avançada para o local da descoberta, captando dezenas de imagens em altíssima resolução de um poço na qual se atribui uma vasta rede de túneis.


Mark Robinson, da Arizona State University nos EUA, declarou à americana Wired: “Estes túneis poderiam ser a entrada para uma grande maravilha geológica. Acreditamos que os buracos gigantes são clarabóias que se formaram quando os limites máximos dos tubos subterrâneos de lava entraram em um grande colapso”.

Estes túneis estão extintos de sua função a milhares de anos, em uma época onde a Lua possuía grande atividade vulcânica, mas os vestígios destas atividades ficaram, possivelmente com túneis e cavernas gigantescas, formando um verdadeiro labirinto, o que poderia ser um abrigo perfeito para futuros astronautas se esconderem das duras condições e perigos que o espaço sideral oferece aos que se arriscam a visitá-lo.

Se verificarmos com cuidado, observaremos que a Lua tem uma série de cavernas que podem fornecer proteção contra a radiação e chuvas de pequenos meteoros e meteorito, sendo um destino de viagem muito mais interessante do que se pensava”, declarou o cosmonauta Sergei Krikalyov em entrevista a Reuters. 

Krikalyov pretende enviar astronautas para estes túneis, explorando o local com tendas lunares que vão se expandir, tornando-se duras e resistentes, fornecendo proteção contra qualquer tipo de desabamento. O chefe-adjunto da pesquisa, Boris Kryuchkov estima que a primeira colônia lunar possa ser uma realidade já no ano de 2030.

Os Estados Unidos, pelo menos por enquanto, não está nem um pouco interessado em voltar a Lua. O presidente Obama cancelou o financiamento para projetos de visitação lunar: “Nós estivemos lá antes, existem muito mais espaço para explorar”, declarou a revistas internacionais, informando também que o foco da NASA agora será um asteróide, onde a Agência Espacial Norte Americana pretende pousar em 2025.

Fonte:http://jornalciencia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário